Xenofobia é um preconceito contra pessoas que moram em determinadas regiões e que possuem uma cultura, hábito ou religião típicas do local de origem e que são diferentes do lugar onde estão hoje.
Por exemplo, um morador de uma cidade que tem um sotaque diferente do seu NÃO pode ser motivo de piada e tratamento diferenciado.
E foi exatamente isso que aconteceu com uma participante do bbb21 , a famosa Juliette foi intensamente “zuada” pela maneira de falar e de se comportar.
Você pode até não gostar de bbb , mas os temas vivenciados lá dentro são os mesmos vivenciados aqui fora e tem uma repercussão nacional imensa.
Como não é tão comum falar de xenofobia, precisamos trazer esse assunto em pauta, principalmente porque o Brasil é 7º país no mundo com mais casos desse preconceito. Pois é, só quem passa por isso sabe o quanto é doloroso.
Porque a xenofobia aparece? Várias são as causas, mas o principal delas é que as pessoas que cometem esse crime possuem sentimentos de superioridade e orgulho extremo sobre a sua identidade nacional, criticando a maneira do outro de ser, sem levar em consideração a diversidade cultural existente no Brasil.
“Zuar” o outro por ser morador de favela, morador da roça, como fizeram com Caio, também são atitudes xenofóbicas.
Xenofobia é crime, conforme a Lei nº 7.716/89